CINTILOGRAFIAS
Os Exames
-
Cintilografia de perfusão miocárdica: estuda o fluxo sanguíneo nas artérias coronárias medindo a função cardíaca.
-
Cintilografia óssea: avalia lesões ósseas, benignas e malignas.
-
Cintilografia da tireoide: avalia a função e a morfologia da glandula tireoide.
-
Cintilografia renal: avalia a função e a morfologia renal.
-
Cintilografia para pesquisa de refluxo gastro esofágico (RGE): Determina a existência ou não do refluxo gastroesofágico ou de aspiração pulmonar.
-
Cintilografia com Galio 67: avalia a existência de infecção ou tumor.
-
Cintilografia Perfusão Cerebral: avalia alterações de distribuição sanguínea no cérebro ( ECD ) ou doenças psiquiátricas ( HMPAO ).
Os exames de medicina nuclear seguem três passos principais: administração do radiotraçador ( oral ou venoso ), obtenção e análise das imagens.
Efeitos colaterais ou reações alérgicas são extremamente raros.
Depois de administrado o radiotraçador, o paciente poderá ser solicitado a aguardar por um certo tempo antes de se iniciar a obtenção das imagens, que pode variar de poucas horas a alguns dias, dependendo do tipo de exame a ser realizado.
Na fase de aquisição das imagens, o paciente será posicionado na gama-câmera, que será colocada o mais próxima possível da região do corpo a ser examinada. O paciente pode respirar normalmente durante o exame , mas deve ficar imóvel durante o estudo. Quando o exame estiver completo, o médico nuclear examinará as imagens e elaborará um laudo médico.